terça-feira, 28 de junho de 2011

Estudantes promovem XVIII Seminário de Ciências Contábeis da UVA

  Retirado do Portal da UVA em www.uvanet.br





“Analisar, planejar e executar: o Contador sabe!”. Este foi o tema desenvolvido pelos estudantes da disciplina “Laboratório de Experimento Contábil II”, com palestras e mesa-redonda durante o XVIII Seminário dos Estudantes de Ciências Contábeis da UVA, nos dias 20 e 21 de junho, no campus da Betânia. Realizado a cada semestre letivo, o evento tem como coordenadores, palestrantes e debatedores os próprios estudantes, que cursam o 9º semestre do Curso de Ciências Contábeis.

De acordo com o professor responsável pela disciplina, Francisco Adauto Moreira Alves, o tema do Seminário é sugerido e escolhido pelos estudantes, por meio de votação. “É um processo democrático”, disse ele, considerando que o tema trata da valorização da profissão  e da importância do Contador, que “precisa mostrar ao empresário que  pode ser um auxiliador, um avaliador que é capaz de detectar o que o empresário não percebeu. O Contador deve, ainda, mostrar ao cliente que ele não é apenas aquele profissional que manda contas no final do mês”, diz o professor.

Ainda segundo o professor Adauto, o evento apresentou algumas inovações, como a realização de uma mesa-redonda e a organização de uma campanha de arrecadação de alimentos para uma instituição beneficente de Sobral. “A cada edição, o Seminário melhora mais. Esse semestre, ele apresentou um novo formato, a fim de promover uma maior interação com o público e mostrar que o Contador não é o profissional que fica atrás do birô, mas que tem, também, responsabilidade social, que cumpre o seu papel, o seu compromisso para com a sociedade”, disse Adauto, demonstrando a sua admiração pelo evento. “A riqueza do Seminário está na sua organização, que é toda feita por estudantes da disciplina. Os outros estudantes se identificam ao ver os seus colegas à frente de um evento, proferindo palestras. É isso que me encanta”, finaliza.

O Seminário contou com três palestras com os temas: “Analisar, planejar e executar: o Contador sabe!”; “Conta + habilidade: as novas tendências da Contabilidade Gerencial” e “Você: o seu maior investimento”. A mesa-redonda debateu a atuação do contador e as novas tecnologias digitais. O tema foi:  “Contabilidade.com: a Contabilidade no mundo digital”. 

Para a Coordenadora Geral do Seminário, Trícia Guimarães da Luz,  participar da promoção do evento foi uma experiência que contribuiu para a formação acadêmica e profissional de todos os estudantes. “Tudo foi muito gratificante, apenas o nosso primeiro passo para o sucesso. Estar ali mostrando todas as nossas habilidades e desempenhando com eficácia tudo que aprendemos na Academia, é o primeiro passo para o mercado de trabalho. Tenho certeza de que cada um de nós saiu realizado, com competência para enfrentar a vida profissional, pois a nossa Universidade soube realmente nos formar para isso, seremos verdadeiros Bacharéis em Contabilidade”, afirma.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alunos do 9º período visitam Fundação Casa Viva a Vida


Na última quinta-feira (dia 09/06), os alunos do 9º período de Ciências Contábeis visitaram a Casa Viva a Vida, ONG que cuida de pacientes diagnosticados com câncer. Durante a visita foram entregues os pacotes de alimentos arrecadados com as inscrições do XVIII Seminário dos Estudantes de Ciências Contábeis da UVA. Foi muito proveitoso e gratificante poder ajudar o próximo e vale ressaltar o belíssimo trabalho que é feito pelos voluntários e os doadores, já que a Fundação sobrevive de doações. O CN esteve lá para mostrar que se todos nós fizermos um pouquinho da nossa parte, esse mundo seria bem melhor. Quem quiser trabalhar como voluntário, a Casa fica na Avenida Dom José, próxima a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jantar de negócios em LAB I


Ontem às 20h, no Restaurante Sobral Grill, apesar da chuva ter tentado em vão atrapalhar, foi realizado um jantar de negócios com o Jornal Contábeis News, as equipes da turma de Laboratório de Experimento Contábil I do semestre 2011.1 e o professor Adauto Alves.

Primeiramente, fora mostrado um vídeo do consultor Max Gehringer, exibido no quadro “Emprego de A a Z”, no programa de TV Fantástico. O vídeo trazia como tema a importância do marketing pessoal.

Posteriormente, o acadêmico Gleison, que apresentou o primeiro vídeo, relatou sua biografia, seguido pelo acadêmico Paulo Caio Medeiros. No final, as alunas Samara, Suellen e Karynne exibiram um vídeo sobre Sucesso, com slideshow de fotos e textos, tendo como trilha sonora a música clássica de Eric Low. O jantar se encerrou às 21h40min.

Em suma, foi um encontro muito agradável que deixou exposto o espírito empreendedor da turma e um bom presságio para a nova geração de contadores.

domingo, 22 de maio de 2011

XVIII Seminário dos Estudantes de Ciências Contábeis


O Seminário dos Estudantes de Ciências Contábeis da UVA é um fórum de discussão dos estudantes de Ciências Contábeis desta IES. Tem sido palco de debates sobre os mais importantes temas relativos não só a qualidade da formação universitária, mas também, as questões profissionais, a Universidade e a sociedade como um todo.

Nesse contexto, os estudantes do 9° semestre do curso de Ciências Contábeis da UVA, vêm demonstrar o interesse em realizar o XVIII que terá como tema ANALISAR, PLANEJAR, EXECUTAR: O CONTADOR SABE!a se realizar nos dias 20 e 21 de junho no auditório Central da UVA.

Esse evento visa agregar valores sociais, políticos e culturais. Contará com a presença de autoridades, profissionais e corpo docente e discente do Curso de Ciências Contábeis da UVA-Sobral, bem como outras Universidades.

As discussões se operacionalizarão através de 03 (três) palestras e uma mesa redonda, realizadas pelos próprios estudantes. Também ilustrará o temário a visitação dos estandes que ficarão sob responsabilidade dos patrocinadores.

Vejam os nomes dos palestrantes e debatedores, clicando AQUI. O valor da incrição é de R$ 10,00 + 1 kg de alimento não-perecível.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Definidos os nomes do XVIII Seminário dos Estudantes de Ciências Contábeis


Através de votação feita na última terça-feira, dia 17/05, na turma de Laboratório de Experimento Contábil 2 (LAB II), foram escolhidos os palestrantes, debatedores, ccordenadores de palestra e cerimonialistas do XVIII Seminário dos Estudantes de Ciências Contábeis da UVA.

Seguem:

Coordenadora-geral do XVIII Seminário:
Trícia Gardênia Guimarães da Luz

Primeira Palestra (Magna): Analisar, Planejar, Executar: O contador Sabe.
Palestrante: Daiana Carla Madeira
Debatedora: Ítala Albuquerque
Coordenadora: Dayana Duarte

Segunda Palestra : Conta + Habilidade: Tendências da Contabilidade Gerencial

Palestrante: Lineker Passos
Debatedora: José Edison Araújo
Coordenador: Menezes Neto

Mesa Redonda:
Contabilid@de.com: O contador no Mundo Digital
Debatedor: Manoel Clebel
Debatedor: Gilberto Vasconcelos
Debatedor: Kleber Dutra
Coordenadora da Mesa: Renata Mesquita
 
Terceira Palestra: Motivacional

Palestrante: Priscila Bertoldo
Debatedora: Tarciano Lima
Coordenadora: Renê Farias

Cerimonialistas:
Mateus Ximenes Timbó
Maria Glaubervane Silveira

Em breve divulgaremos a logomarca...

sábado, 14 de maio de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Placa de Orientação é recolocada

Após denúncia feita pelo Contábeis News, sobre os parafusos soltos no canto da placa de orientação. As autoridades competentes recolocaram de forma correta. Fato que ocorreu há umas duas semanas, não foi postado antes devido a problemas técnicos. Mas o importante é ficar registrado o fato dos competentes terem feito o que é correto, evitando o risco de algum acidente no local.

Veja a foto abaixo:


terça-feira, 5 de abril de 2011

Orçamento Doméstico

COMO PAGAR AS CONTAS
por Paulo Monteiro Jr.

É problema de muita gente ter uma dívida de valor maior do que ganha por mês, então fica o grande impasse: Quais contas eu devo pagar, já que não posso quitar todas? É aí que teremos que separar as prioridades.
A primeira prioridade é separar as contas essenciais para o consumo, como aluguel, luz, água, telefone, e caso use como ofício, a internet. Pois por mais que o seu caixa fique curto, essas contas não podem ser atrasadas pelo fato da característica de urgência de tais serviços.
A segunda prioridade é saber qual conta lhe custará mais caro, nem sempre será aquela que tem o montante de maior valor, e sim aquela que contém os juros mais altos, pois é essa que trará mais despesas proporcionais no futuro. E é exatamente esta conta mais cara que o devedor precisa livrar-se o mais rápido possível.
A terceira prioridade é saber como administrar os bens de consumo, pois pode ocorrer a possibilidade de ter um bem que está dando mais prejuízos do que benefícios dentro do orçamento pessoal, neste caso, a solução é livrar-se dele, seja vendendo, penhorando, hipotecando, ou o que a situação exigir.
Outro grande trunfo é negociar as dívidas de pequeno valor, da seguinte maneira: tratar com o credor em relação a descontos, abatimentos de juros, etc. Em muitos casos essa tática funciona, tentar não custa nada. Mais uma dúvida cruel: Consegui uma boa quantia extra para quitar as contas, devo pagar uma inteira ou pagar algumas parcelas de cada uma? Segundo os especialistas, é aconselhável pagar uma conta inteira, aquela que sairá mais cara (não necessariamente a de maior valor) porque se for pago um pouco de cada, os juros restantes somados de todas as contas ainda formará um montante bem elevado, além de continuar a aumentar a bola de neve.
Tudo que está sendo dito aqui parece ser meio complicado, e realmente não é tão simples assim, cada caso é cada caso. Por esse motivo, recomenda-se às pessoas endividadas procurarem um consultor de finanças (um economista, um contabilista, um administrador, por exemplo) para dar algum auxílio; valerá a pena ter um assessoramento qualificado e evitar uma dor de cabeça, sempre com o intuito de ajudar as pessoas a saírem “do vermelho”.
Visite o PJ BLOG, clicando AQUI.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Placa de Orientação solta é um risco

O Contábeis News vem denunciar o fato de a placa de orientação que fica próxima à Coordenação do nosso curso se encontra um pouco "solta", você pode pensar que é exagero, mas o fato é que existe o risco de cair em cima de alguém que passe pelo corredor mais movimentado da ala da Contabilidade. Esperamos que os responsáveis tomem as providências cabíveis. Vejam a foto abaixo:


quinta-feira, 24 de março de 2011

Análise de Investimentos

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Reinaldo Luiz Lunelli

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
  1. O projeto vai se pagar?
  2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
  3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.
De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
  • Payback;
  • Payback descontado;
  • Valor presente líquido – VPL;
  • Taxa interna de retorno – TIR.
Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.
Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural qu as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramente complementar à análise.

Para maiores informações sobre os tópicos relacionados neste artigo, adquira a obra eletrônica “Análise das Demonstrações Financeiras”.

* Reinaldo Luiz Lunelli é contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitário, autor de diversos livros de matéria contábil e tributária e membro da redação dos sites Portal Tributário e Portal de Contabilidade.

terça-feira, 22 de março de 2011

Momento Poesia


No último dia 14, foi celebrado o Dia da Poesia segue este poema enviado pelo acadêmico Francisco de Assis Vasconcelos, no 9º período de Ciências Contábeis:

O pouco do que eu queria

Eu adoro ser seu amigo...
Essa amizade que com o tempo
Tornou-se muito pra mim.
Esse muito que não me abandona,
Esse muito que me encoraja,
Esse muito que me faz rir,
Esse muito que é meia felicidade,
Esse muito que é meu remédio,
Esse muito que faz falta quando não tenho a sua companhia.
Essa é a amizade que substituiu meu outro sentimento de antes.
O sentimento que se tornou pouco...
O pouco do que eu queria.

Esse pouco que faz tanta diferença,
Esse pouco em que eu perco a alma,
Esse pouco que por menor que seja pra você, pra mim cresce a cada dia,
Esse pouco que às vezes é tão grande que se esconde pra não te preocupar,
Esse pouco que se mostra forte, mas que por trás apenas chora,
Esse pouco que um dia você quase achou,
Esse pouco que nunca existiu antes,
Esse pouco que se conforma,
Esse pouco que não acaba,
Esse pouco que escrito aqui, supera o muito,
Esse pouco que te ama... E se resume somente nesse amor,
Esse pouco que eu tanto queria
Ser apenas seu amigo.

Autor desconhecido.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CN Entrevista

O Contábeis News entrevistou na quinta-feira dia 03/03 a Coordenada do Curso de Ciências Contábeis da UVA, Prof. MS Késcia Maria de Sá Morais (foto à direita). Foram abordados temas como a estrutura física do curso, as vagas do semestre, Exame de Suficiência, entre outros.

Contábeis News - Na sua opinião, o que mais melhorou no Curso de Ciências Contábeis da UVA nesses útimos anos?

Késcia Morais - Melhoria do espaço físico; Laboratório bem equipado; Aumento do quadro dos professores efetivos; Reativação do Centro Acadêmico, com alunos pró-ativos e comprometidos; Maior participação dos alunos nas atividades propostas.

CN - Você acha que a medida de abrir 80 vagas por semestre no nosso curso, não seria um exagero?

Késcia - Não diria um exagero (quanto maior a concorrência, melhores profissionais temos que ser), vejo como privilégio, valorização do curso, dos professores e alunos. Pois antigamente o vestibular era ofertado em turnos alternados e essa modalidade prejudicava os alunos, pois se eles perdeseem uma disciplina passaria um ano ou mais para ter a oportunidade de cursá-la novamente, isso era causa de desmotivação e evasão dos alunos. Claro que para atender a demanda de 80 vagas por semestre, temos que ter mais professores e mais salas de aulas.

CN - Para deixar bem claro para os estudantes, principalmente os novatos, como é feita a escolha de um novo coordenador?

Késcia - Na reuniçao do colegiado, os professores manifestam o interesse de ser coordenador, é feita uma votação, o Diretor de Centro leva para o Reitor os três mais votados, e este escolhe, normalmente o mais votado.

CN - A Universidade passa por um movimento liderado pela classe estudantil reivindicando o aumento de vagas para professor na UVA. Nosso curso não foi diretamente afetado. Qual sua posição em relação a esse protesto?

Késcia - Nosso curso foi muito afetado com a falta de professores, principalmente com o fim dos contratos dos professores substitutos. A Coordenação para proteger e não prejudicar os alunos solicita sempre junto a universidade, a contratação de professores colaboradores, para que os alunos não fiquem sem aula. Sou a favor do movimento, mas condeno a forma que é feito os protestos e as reivindicações, pois o manifesto ocorrreu antes mesmo de uma conversa com o Reitor. Abomino as invasões das salas de aula; acho tudo muito incoerente: lutar por democracia, autonomia, respeito e desrespeitar os professores invadindo suas salas de aula e insultar os alunos que querem assistir aula. Achei correta a atitude do prof. Adauto, que liberou os alunos que queriam participar do movimento, inclusive, colocando a presença dos mesmos, e dizendo de forma clara que ele continuaria ministrando sua aula para os alunos que permanecessem na sala. Por fim, acho que os protestos devem acontecer, mas de forma organizada, para não se caracterizar como bagunça.

CN - Nosso curso está desprovido de uma Empresa Júnior, você vê possibildiades de ressuscitar a E.J. e de forma ela pode contribuir para o desenvolvimento do curso?

Késcia - Acho muito importante a Empresa Júnior no nosso curso, poderíamos ter uma participação mais efetiva na sociedade, ao prestarmos informações ou serviços gratuitos a população, seria uma excelente forma de completar a carga horária das nossas atividades complementares, no quesito extensão. Mas a reativação da Empresa Júnior depende muito mais dos alunos, do C.A., do que dos professores ou mesmo da coordenação.

CN - Em quê o retorno do Exame de SuficiÊncia do CRC pode contribuir com a área profissional do contador?

Késcia - O Exame de Suficiência valoriza nossa classe profissional, pois o futuro contador tem que realmente dominar os conteúdos obrigatórios e assim nossos alunos se obrigam a estudar cada vez mais.

CN - Uma frase (pensamento) que você tem como lema?

Késcia - Tenho como lema, algumas frases que me orientam sempre, de um mesmo pensador:
"Não precisa ser santo, basta proceder bem!"
"Acredito no que é conquistado com a força do braço e o suor do rosto!"
"Tenha cuidado com quem não tem onde cair morto, meu filho, ele pode cair em cima de você!"
"A maior caridade, é não precisar estender a mão para ninguém"
(Pe. Osvaldo Chaves)

CN - Para finalizar, que conselho você daria aos estudantes que estão se formando neste fim de semestre?

Késcia - Valorize o seu suor e também o do outro. A cada R$ 100,00 que você ganhar, guarde R$ 30,00. Pois a melhor pessoa para financiar uma necessidade sua, é você mesmo.

sábado, 12 de março de 2011

Exame de Suficiência CRC

O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CRC
Reinaldo Luiz Lunelli

Em 28 de setembro de 2010 foi publicada a Resolução CFC 1.301/2010 que Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O texto legal complementa as considerações dispostas no art. 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46, com redação dada pela Lei nº 12.249/2010, que prevê aos profissionais contábeis a necessidade de concluir o respectivo curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, e a aprovação em Exame de Suficiência com posterior registro no Conselho Regional de Contabilidade, para fins de exercer a sua profissão de forma regulamentada.

Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade.

Aplicação do Exame

O Exame será aplicado 2 (duas) vezes ao ano, em todo o território nacional, sendo uma edição a cada semestre, em data e hora a serem fixadas em edital, por deliberação do Plenário do Conselho Federal de Contabilidade, com antecedência mínima de 90 (noventa) dias da data da sua realização. Segundo o Art. 4º da Resolução do CFC, será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos possíveis.

Exigibilidade do Exame

A aprovação em Exame de Suficiência, como um dos requisitos para obtenção ou restabelecimento de registro em CRC, será exigida do: 

·         Bacharel em Ciências Contábeis e do Técnico em Contabilidade;
·         Portador de registro provisório vencido;
·         Profissional com registro baixado há mais de 2 (dois) anos, contados a partir da data de concessão da baixa; e
·         Técnico em Contabilidade em caso de alteração de categoria para Contador.

Conteúdo das Provas

O Exame de Suficiência será constituído de uma prova para os Técnicos em Contabilidade e uma para os Bacharéis em Ciências Contábeis, obedecidas às seguintes condições e áreas de conhecimentos:

I - Técnicos em Contabilidade:

a)      Contabilidade Geral;
b)      Contabilidade de Custos;
c)      Noções de Direito;
d)     Matemática Financeira;
e)      Legislação e Ética Profissional;
f)       Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
g)      Língua Portuguesa.

II – Bacharel em Ciências Contábeis:

a)      Contabilidade Geral;
b)      Contabilidade de Custos;
c)      Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
d)     Contabilidade Gerencial;
e)      Controladoria;
f)       Teoria da Contabilidade;
g)      Legislação e Ética Profissional;
h)      Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
i)        Auditoria Contábil;
j)        Perícia Contábil;
k)      Noções de Direito;
l)        Matemática Financeira e Estatística;
m)    Língua Portuguesa.

As provas devem ser elaboradas com questões objetivas, múltipla escolha, podendo-se a critério do CFC, incluir questões para respostas dissertativas. Os conteúdos programáticos das respectivas áreas serão sempre publicados em edital pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Outras Disposições Relevantes

O candidato poderá interpor recurso contra os gabaritos das provas e do resultado final dentro dos prazos e instâncias definidos previamente em edital.

Ocorrendo a aprovação no Exame de Suficiência, o Conselho Regional de Contabilidade disponibilizará ao candidato a Certidão de Aprovação. Com posse deste documento, o candidato terá o prazo de até 2 (dois) anos, a contar da data da publicação do resultado oficial do Exame no Diário Oficial da União (DOU), para requerer, no CRC, o Registro Profissional na categoria para a qual tenha sido aprovado. 

O portador de registro provisório ativo, obtido até 29 de outubro de 2010, terá seus direitos garantidos conforme a norma vigente no ato do registro. Desta forma, o  profissional apto para requerer o registro e aquele com registro baixado poderá efetuar ou restabelecer seu registro sem se submeter ao exame de suficiência, até a data limite de 29 de outubro de 2010.

* Reinaldo Luiz Lunelli é contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitário, autor de diversos livros de matéria contábil e tributária e membro da redação dos sites Portal Tributário e Portal de Contabilidade.

terça-feira, 1 de março de 2011

IRPF 2011

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira as regras para a apresentação da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011 (ano-base 2010).
Pela primeira vez, a declaração não poderá ser entregue via formulários em papel. O contribuinte precisará enviar a declaração pela internet, utilizando o programa disponível no site da Receita Federal (Receitanet) ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

O prazo para entregar a declaração vai de 1º de março até 29 de abril. A multa por atraso na entrega será de, no mínimo, R$ 165,74, mas pode chegar a até 20% do imposto de renda devido. O saldo do imposto deverá ser pago em até oito parcelas mensais e sucessivas, corrigidas pela taxa básica de juros Selic.

Quem precisa declarar
Segundo a Receita, os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 precisam entregar a declaração. No IRPF 2010 (ano-base 2009), eram obrigados a declarar contribuintes que registraram rendimentos acima de R$ 17.215,08.
Já a regra para rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte continua a mesma – quem teve soma superior a R$ 40 mil precisa declarar imposto.
Também não houve alteração para a obrigatoriedade de declarar ganho de capital e operações em bolsas de valores. O contribuinte que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas devem entregar a declaração.
Assim como no IRPF 2010, continuam obrigados a enviar a declaração os contribuintes que optaram pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda.
Quem teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2010, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, também deve declarar o imposto.
Contribuintes que passaram à condição de residentes no Brasil, em qualquer mês e que se encontravam nessa condição em 31 de dezembro de 2010, também compõem o grupo dos que precisam declarar imposto à Receita.

Atividade rural
A Receita também elevou o valor mínimo para quem deve declarar Imposto de Renda relativo à atividade rural. Para o IRPF 2011, está obrigado a enviar declaração quem obteve receita bruta superior a R$ 112.436,25. No ano-base anterior, a receita bruta era de R$ 86.075,40.
A declaração também precisa ser entregue pelos contribuintes que pretendam compensar, no ano-calendário de 2010 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2010.

Modelo de declaração
Os contribuintes poderão decidir entre preencher o modelo simplificado ou completo de declaração. Para a declaração simplificada, a regra é a mesma – substituição das deduções previstas na legislação tributária pelo desconto de 20% do valor dos rendimentos tributáveis na declaração. Para este ano, o limite do desconto chega a R$ 13.317,09.
A declaração completa permite incluir dependentes (até o valor de R$ 1.808,26) e deduzir despesas com educação (no limite de R$ 2.830,84) e gastos médicos (sem limite máximo).

Dívidas
Além de informar os bens e direitos no Brasil e exterior, o contribuinte também deve relacionar as dívidas à Receita. As exceções, segundo a instrução normativa, ficam com saldos de contas correntes abaixo de R$ 140, bens móveis – exceto carros, embarcações e aeronaves com valor inferior a R$ 5 mil – e ações, ouro ou outro ativo financeiro abaixo de R$ 1 mil. Se a dívida do contribuinte, ou de seus dependentes, for inferior a R$ 5 mil em 31 de dezembro de 2010, esta também poderá ficar de fora da declaração.

Fonte: Blog de Economia do IG

II ANAIS de Ciências Contábeis

Segue Nota enviada pela prof. Cristina:

Caros professores,

Conforme a última reunião do colegiado comentamos sobre a II ANAIS do curso de Ciências Contábeis que será realizada nos dias 25 e 26 de abril próximo, aproveitando a comemoração do Dia do Contabilista.
Assim, venho por meio deste, solicitar aos colegas professores que me enviem o mais rápido possível, os nomes dos alunos indicados por vocês que irão proferir mini-cursos no referido evento, juntamente com os temas dos referidos cursos, para que a comissão organizadora providencie as divulgações e registros do evento na Pró-Reitoria de Extensão para que possam ser emitidos os certificados tanto para os alunos quanto para os professores que serão os orientadores dos mesmos. 
Mandem-me por e-mail ou podem procurar a mim, ou a professora Ludmila.

Atenciosamente,

Cristina Maria Nunes de Sousa
Ludmila Apoliano Gomes Albuquerque

______________________________________
CN: Na disciplina de Laboratório II,o prof. Adauto já inidicou os alunos Cleber e Lineker para ministrar os mini-cursos sobre Substituição Tributária e IRPF, respectivamente.

Chapa 2 vence as eleições do CACiC

As eleições para o Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UEVA foram realizadas ontem nos corredores da ala do nosso curso de forma tranqiula e pacífica. Em um total de 292 votos contabilizados, a Chapa 2, liderada pelo novo presidente Isaac, venceu com 183 votos. Vejam como ficou a eleição:





segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Momento 10 abordará sobre IPI

O Momento 10 da próxima aula de Laboratório Contábil 2 será apresentado pelo aluno Lineker Passos e terá como temao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), abaixo segue o link para pesquisa:

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Reunião extra-sala em LAB II

Ontem, às 19:00h, no Restaurante Flana's, em Sobral, foi realizada uma reunião extra-sala  da disciplina Laboratório de Experimento Contábil II, com o Professor Adauto Alves, este blogueiro que vos posta e a equipe da empresa Alto Class Veículos S/A. No encontro, foi abordado como tema a história de várias personalidades empreendedoras do nosso páis: Silvio Santos, Luiza Trajano, Dilma Rousseff e Edson Queiroz. A apresentação foi feita através de slides no notebook. Foi uma experiência muito proveitosa que pode e deverá ser repetida demais vezes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Assembléia dos Estudantes da UVA

Estudantes e professores da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, fizeram reunião na noite de ontem para discutir as propostas que vão ser apresentar em audiência na próxima quarta-feira com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, René Barreira.

Entre os pontos discutidos está a realização de concurso público para professores efetivos ainda este ano, melhorias no ensino e investimento em equipamentos de pesquisa para a Universidade, que é a principal referência do Ensino Superior na Zona Norte do Estado.

Também foi acertado na reunião que os alunos levarão um documento ao secretário onde pleitearão a assinatura do governador do Estado, Cid Gomes, se comprometendo a realizar, até o final de seu mandato, concursos periódicos para professores, até que seja totalmente suprida a demanda por vagas.

“Não vamos abrir mão dessas propostas”, disse Diego de Oliveira, secretário de finanças do Diretório Central da UVA. “Exigimos professores efetivos, e não substitutos, e contamos com o compromisso do governador”, explicou o representante do DCE.

Ficou decidido também no encontro que a atual paralisação das aulas terá um fim, e não virará uma greve - pelo menos por enquanto. “Queremos ter aulas, e continuaremos estudando. Só pensaremos em greve total caso nossas reivindicações não sejam aceitas”, afirmou Diego de Oliveira. (Henrique Gonçalves - henriquegoncalves@opovo.com.br)

Fonte: BLOG do DCE e
(Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/24horas/2011/02/25/noticia24horasjornal,2106984/reuniao-define-propostas.shtml)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nota de Esclarecimento do DCE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Diretório Central dos Estudantes - DCE (Gestão 2010/2011 - Força para lutar, unidade para vencer!) vem informar que o movimento que teve início no dia 02/02, juntamente com os estudantes dos cursos de: História, Ciências Sociais, Biologia, Enfermagem, Química, Ciências Contábeis, Pedagogia, Educação Física, Letras, Filosofia, Engenharia Civil, Ciências da Computação, Direito, Geografia, Física e Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA realizou uma grande passeata até à Boulevard do Arco no dia 07/02. Após assembléia-geral conjunta de professores e estudantes, realizada na última quinta-feira (10/02) deliberou a favor da paralisação das aulas por uma semana. A movimentação foi bastante importante, tendo em vista que repercutiu em várias mídias e que gerou o debate acerca das carências existentes nesta universidade.

Porém, na última assembléia, realizada na Boulevard do Arco, na última quinta-feira (17/02) o DCE, os Centros Acadêmicos, juntamente com vários alunos, tomaram a decisão de voltar às aulas esta semana, pois acreditamos que conseguimos um espaço para diálogo e negociação em uma audiência pública com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará - Rene Berreira, que será nesta quarta-feira (23/02), onde discutiremos sobre:
  • Construção dos RU's (Restaurantes e residência universitárias);
  • Concurso Público para servidores e professores efetivos;
  • Eleições Paritárias;
  • Transporte gratuito entre os campi;
  • Sede própria para a UVA.
Após essa audiência realizaremos outra Assembéia Geral, na quinta-feira (24/02) onde discutiremos, não sozinhos, mas juntamente com todos os estudantes da UVA acerca do posicionamento que o movimento irá tomar. Voltaremos às aulas, mas comunidade acadêmica como um todo, vem enfrentando.

O DCE e os C.A's ratificam que não apoiaram condutas de alguns manifestantes que desrespeitaram professores e/ou alunos. O que desejamos é que, com a onda de manifestações ocorridas na UVA, o Movimento Estudantil desta IES se solidifique se tome mais participativo.

Acesse o Blog do DCE: http://dce-uva.blogspot.com

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nota Oficial da Reitoria

Nota à Comunidade Acadêmica da UVA

A Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diante das manifestações de natural insatisfação do corpo discente pela falta de professores para algumas disciplinas, comunica à Comunidade Acadêmica que vem envidando esforços no sentido de solucionar problema, que tem merecido especial atenção por parte do Governo do Estado.

Dessa forma, foi autorizado pelo Excelentíssimo Governador, Cid Gomes, a realização de Concurso Público, em setembro de 2010, para provimento dos cargos de Professores Efetivos em 12 cursos. Com isso foram admitidos 24 novos professores que aguardam a publicação de suas nomeações no Diário Oficial do Estado para iniciarem suas atividades em sala de aula. O Novo Concurso Público para admissão de 117 Professores Substitutos, para todos os cursos de graduação da UVA, já está em tramitação junto ao Governo do Estado, aguardando, apenas, autorização para sua realização.
 
Diante disso, a Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú, tranquiliza seus estudantes, reafirmando que não haverá prejuízo de qualquer ordem no que se refere à ministração dos conteúdos previstos para o Semestre Letivo, ora iniciado.
 
Reitoria da UVA
Sobral, 4 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Inscrições para o Centro Acadêmico

Estão abertas as incrições para as eleições para a nova diretoria do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis (CACiC), que serão até esta segunda-feira dia 21. Informações e local das incrições do Centro Acadêmico.

CN Informa:

AVISO: Infelizmente, não será mais possível realizar o envio dos certificados que foram enviados para retificação, referentes à II Jornada de Ciências Contábeis da UVA, que aconteceu ano passado.  Porém, a coordenação já divulgou que emitirá declarações comprobratórias de igual teor aos dos certificados, e poderão ter utilizadas como Atividades Complementares. Nenhum aluno será prejudicado.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estudantes invadem Laboratório de Ciências Contábeis

Na noite de ontem, aproximadamente às 20:00h, durante a aula do prof. Adauto, os estudantes da UEVA invadiram as instalações do nosso Laboratório, reinvidicando o que já foi citado antes: A falta de professores efetivos na Universidade. Na segunda-feira, os mesmos estudantes também visitaram o LAB, mas de forma tranquila e com permissão da professora Luciene. O que houve ontem foi algo que não foi coerente. Pois a luta por direitos melhores e condições mais adequadas é direito dos alunos e o Protesto é válido.

RESSALVA:  Mas no momento em que se invade a sala, desautorizando o professor, a razão de protestar fica pueril e manchada, pois apesar de ser importante a manifestação, ninguém é obrigado a aderir ao movimento. Portanto, se o aluno quer estudar e ter a aula, ele tem esse direito, assim como o aluno também tem o direito de caminhar pela Universidade fazendo o seu manifesto. Usar a força só em último caso, algo que provavelmente não ocorrerá.

Fica a dica Boa Sorte aos companheiros de luta!

Paulo Monteiro Jr.

Segue o video do protesto de segunda-feira dia 14, na Praça da Administração.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Palestra com Cesar Souza em Sobral

Na quarta-feira próxima, dia 16/02 às 19:00 hs, no Centro de Convenções de Sobral. Acontecerá uma palestra com Cezar Sousa (foto), um dos palestrantes mais procurados do páis e colunista de negócios da Revista EXAME.  A palestra abordará sobre o empreendedorismo, e sobre o programa da Empresa Grendene S/A, sobre o curso de Trainee para estudantes das áreas de Administração, Contabilidade e Economia. (muito bom o projeto: o curso tem 15 meses e oferece bolsas de até R$ 1.000,00). Apresse-se e entre em contato com a Grendene. 

Até lá!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E o Protesto continua....

Continua com forma avassaladora, o ímpeto dos estudantes da UEVA em protestar contra a falta de professores, como foi citado antes.

O comprovante de matrícula denuncia a atual situação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Faltam professores em vários cursos.

A indignação não é apenas de estudantes de pedagogia. O problema está presente em outros 12 cursos. Revoltados com essa situação, centenas de alunos resolveram protestar. Com faixas e apitos, eles se concentraram no prédio da Reitoria e seguiram em passeata até a avenida Dr. Guarany.

Um levantamento feito pelo Diretório Central dos Estudantes da UVA revelou que faltam mais de 130 professores para atender a demanda da Universidade e que a contratação de professores substitutos pode não resolver definitivamente o problema.
No início da noite, a Universidade divulgou uma nota informando que o governo estuda uma proposta para a realização de um concurso público com 117 vagas para professores substitutos.

A nota termina afirmando que os alunos matriculados não vão ser prejudicados. Mas não é isso que pensa a comunidade acadêmica. Segundo os alunos, não existe data para a realização de um concurso.

Vejam o vídeo da matéria exibida no programa Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Protesto contra a falta de professores na UEVA

Sobre o protesto realizados pelos acadêmicos da Universidade Estadual Vale do Acaráu, reinvidicando a contratação de professores, preferencialmente por concurso. Já que muitos cursos estão paralisados deivido à carência de profissionais educadores em nossa instituição. Segue abaixo o vídeo: